Perguntas frequentes

Sobre a EthicsPoint

O que é a EthicsPoint?

A EthicsPoint é o portal da Web para informar preocupações através da linha de apoio da Autoliv.

A EthicsPoint é uma ferramenta abrangente e confidencial de denúncias criada pela NAVEX Global para auxiliar a gestão e os funcionários a trabalharem juntos para lidar com fraude, abuso e outras faltas no local de trabalho, ao mesmo tempo em que cultivam um ambiente de trabalho positivo.

Por que precisamos de um sistema como a EthicsPoint para a linha de apoio da Autoliv?

  • Acreditamos que nossos funcionários são o nosso bem mais importante. Ao criar canais abertos de comunicação, podemos promover um ambiente de trabalho positivo e maximizar a produtividade.
  • As empresas de capital aberto são obrigadas por lei a ter um veículo de denúncia anônimo para comunicar fraudes de contabilidade e auditoria diretamente ao comitê de auditoria.
  • Um sistema de denúncia efetivo aumentará nossos demais esforços para promover uma cultura de integridade e tomada de decisões éticas.

Denúncias - Geral

Posso denunciar usando tanto a Internet quanto o telefone?

Sim. Com a linha de apoio da Autoliv, você tem a capacidade de apresentar uma denúncia confidencial, anônima (quando permitido) através do telefone ou da internet.

Que tipo de situações devo denunciar?

O sistema linha de apoio da Autoliv foi projetado para que os funcionários denunciem quaisquer violações reais ou potenciais de políticas, leis e regulamentos, Padrões ou Código de Conduta da Autoliv que você acredita ter ocorrido ou está prestes a ocorrer, ou outra preocupação que você possa ter. As violações potenciais que devem ser denunciadas incluem, mas não estão limitadas a:

  • Irregularidades de contabilidade ou auditoria ou falsas declarações
  • Violações do antitruste ou da concorrência
  • Conflitos de interesses reais ou potenciais
  • Trabalho infantil ou forçado
  • Oportunidade corporativa para obter ganho pessoal
  • Destruição de propriedade e roubo
  • Divulgação imprópria de informações confidenciais
  • Abuso de drogas ou álcool
  • Preocupações com o meio ambiente, a saúde e a segurança
  • Falsificação ou destruição de informações
  • Fraude ou desvio
  • Presentes e entretenimento inapropriados, subornos, ou propinas
  • Comportamento discriminatório, impróprio, abusivo ou assédio
  • Uso inapropriado ou mau uso dos recursos da empresa
  • Problemas de qualidade
  • Retaliação

Se eu presencio uma violação, não devo apenas denunciá-la ao meu gerente, segurança ou recursos humanos e deixá-los lidar com isso?

Quando você observa algum comportamento que acredita violar nosso código de conduta, esperamos que você o denuncie. Idealmente, você deve apresentar preocupações ao seu gerente direto ou a um gerente que você confia, representante de recursos humanos, representante legal, representante de Compliance ou outro membro da nossa equipe de gestão. Reconhecemos, no entanto, que pode haver circunstâncias em que você não se sente a vontade para denunciar o problema dessa maneira. É para essas circunstâncias que nos associamos com a linha de apoio da Autoliv para apoiá-la. Preferimos que você denuncie anonimamente a manter as informações para si mesmo. Lembre-se de queo fornecimento do máximo de informações e detalhes possíveis ao fazer a denúncia de um problema ajudará a nossa empresa a investigar e resolver o problema.

Por que devo denunciar o que eu sei? O que eu ganho com isso?

Todos temos o direito de trabalhar em um ambiente positivo, e esse direito implica a responsabilidade de agir de maneira ética e de informar as pessoas adequadas se alguém não estiver agindo em conformidade. Trabalhando juntos, podemos manter um ambiente saudável e produtivo. A má conduta corporativa pode ameaçar a subsistência de toda uma empresa.

Devo informar uma preocupação, mesmo sem ter prova?

Acreditamos que as denúncias, as investigações e o feedback construtivo desempenham um papel importante para tornar nossa empresa um ótimo lugar para trabalhar. Na Autoliv, estamos comprometidos em proteger quem apresenta os relatos ou participa em uma investigação de boa-fé. Boa Fé significa que você oferece toda a informação que possui ao fazer uma denúncia ou participar de uma investigação. Não importa se você perceber mais tarde que estava enganado ou se o incidente relatado não era de fato uma violação.

O que aconteceria se eu divulgasse a minha identidade, haveria alguma repercussão contrária?

Retaliação, assédio e represálias de qualquer tipo não são tolerados na Autoliv. Além disso, nenhum funcionário será prejudicado por se recusar a cumprir uma diretiva que acredite constituir uma fraude ou violação do Código, de leis ou regulamentos. Se souber ou suspeitar que ocorreu ou está a ocorrer alguma retaliação, relate a situação a um Representante Legal, Representante da Compliance ou para a Linha de Apoio da Autoliv.

A minha denúncia será investigada?

A Autoliv leva a sério todas as denúncias de má conduta. Agiremos de imediato com a nossa investigação, resolvendo qualquer problema e prevenindo que este volte a acontecer. A nossa empresa faz todos os esforços para garantir que as investigações sejam consistentes, abrangentes e o mais confidenciais possível. Se solicitado, espera-se que você coopere em qualquer investigação de uma possível ilegalidade. Se a investigação revelar que ocorreu uma conduta imprópria, a Autoliv irá responder de forma apropriada ou necessária, consistente com a lei. Dependendo das circunstâncias, isso pode incluir treinamento ou ação disciplinar, incluindo demissão. Além disso, a Autoliv pode reportar a conduta imprópria ou os resultados da investigação às autoridades competentes. Para obter mais informações sobre como a Autoliv administra o processo de investigação, consulte a Política de Investigações.

A direção quer mesmo que eu faça as denúncias?

Com certeza queremos. Na verdade, precisamos que você denuncie. Você sabe o que se passa na nossa empresa & mdash; tanto de bom quanto de ruim. E pode ter conhecimento prévio de uma atividade que possa ser motivo de preocupação. Sua denúncia pode reduzir ao mínimo o potencial impacto negativo na Empresa e no seu pessoal. Além disso, comunicações positivas podem ajudar a identificar questões capazes de melhorar a cultura e o desempenho da empresa.

Para onde vão estas denúncias? Quem pode acessá-las?

As denúncias são inseridas diretamente no servidor seguro da linha de apoio da Autoliv para evitar qualquer possível violação de segurança. A linha de apoio da Autoliv disponibiliza essas denúncias apenas para indivíduos específicos na empresa, encarregados de avaliar o tipo de violação e unidade onde o incidente ocorreu. Todos os destinatários das denúncias receberam treinamento para manter tais denúncias em absoluto sigilo.

Esse sistema não é apenas um exemplo de alguém me observando?

O sistema da linha de apoio da Autoliv se concentra em ser um aspecto positivo de nossa filosofia geral e nos permite garantir um local de trabalho seguro, protegido e ético. Você é encorajado a procurar orientação sobre dilemas éticos, fornecer sugestões positivas ou comunicar uma preocupação. A comunicação efetiva é crítica no local de trabalho atual e é uma ótima ferramenta para aprimorar essa comunicação.

Escolhemos cuidadosamente a melhor ferramenta de denúncia para atender às nossas obrigações de conformidade, mantendo um ambiente de denúncia positivo.

Segurança da denúncia & Confidencialidade

Tenho conhecimento de que qualquer denúncia que eu enviar de um computador da empresa gera um registro no servidor que mostra todos os sites aos quais o meu computador se conecta. Esse registro não me identificará como autor da denúncia

A linha de apoio da Autoliv não gera nem mantém quaisquer registros internos de conexão com endereços IP. Assim, não registra nenhuma informação que ligue seu computador à linha de apoio da Autoliv. Na verdade, a linha de apoio da Autoliv está contratualmente comprometida em não buscar a identidade de um denunciante.

Se você se sentir desconfortável fazendo uma denúncia no seu computador de trabalho, você tem a opção de usar um PC fora do nosso ambiente de trabalho (como um localizado em um cybercafé, na casa de um amigo, etc.) através do site seguro da linha de apoio da Autoliv. Muitas pessoas escolhem essa opção, pois os dados da linha de apoio da Autoliv mostram que menos de 12% das denúncias são geradas durante o horário comercial.

Posso fazer a denúncia da minha residência e ainda assim permanecer anônimo?

Uma denúncia feita de um computador doméstico de um vizinho ou de qualquer portal da Internet permanecerá segura e anônima. Um portal da Internet nunca identifica um visitante por nome de tela e o sistema da linha de apoio da Autoliv tira os endereços da Internet para que o anonimato seja totalmente mantido. Além disso, a linha de apoio da Autoliv está contratualmente comprometida em não pesquisar a identidade de um denunciante.

Eu me preocupo com a possibilidade de a informação que eu fornecer à linha de apoio da Autoliv acabar revelando a minha identidade. Como a Empresa pode garantir que isso não acontecerá?

O sistema de linha de apoio da Autoliv foi criado para proteger o seu anonimato. Contudo, como parte denunciante, cabe a você garantir que o conteúdo da denúncia não revele sua identidade por acidente, com informações como, por exemplo, da minha mesa próxima a da Jan Smith ou em meus 33 anos.

A linha de ajuda pelo telefone também é confidencial e anônima?

Sim. Você será solicitado a fornecer a mesma informação que forneceria em uma denúncia baseada na Internet e um entrevistador irá digitar suas respostas no site da linha de apoio da Autoliv. Essas denúncias possuem as mesmas medidas de segurança e confidencialidade aplicadas a elas durante o envio.

E se eu quiser ser identificado na minha denúncia?

Há uma seção da denúncia para se identificar, se desejar.

Dicas & Melhores práticas

Estou ciente de alguns indivíduos envolvidos com uma conduta não ética, mas isso não me afeta. Por que eu deveria me preocupar em denunciá-lo?

Nossa empresa escolhe promover o comportamento ético. Toda a conduta não ética, em qualquer nível, prejudica a empresa e todos os funcionários, inclusive você. Basta você considerar o que aconteceu nos recentes escândalos corporativos para ver os efeitos desastrosos que um lapso aparentemente inofensivo na ética pode ter em uma empresa de outra forma saudável. Então, se você souber de qualquer incidente de má conduta ou violações éticas, considere seu dever para consigo mesmo e para com os seus colegas de trabalho denunciá-lo.

Não estou certo se o que vi ou ouvi é uma violação da política da empresa, ou se envolve conduta antiética, mas simplesmente não me parece correto. O que devo fazer?

Envie uma denúncia. A linha de apoio da Autoliv pode ajudá-lo a preparar e enviar sua denúncia de modo que seja entendida corretamente. Preferimos que você informe uma situação que se revele inofensiva a deixar de verificar possíveis comportamentos antiéticos em virtude de ter ficado em dúvida.

E se o meu chefe ou outros gerentes estiverem envolvidos em uma violação? Eles não obterão a denúncia e começarão a ocultar provas?

O sistema de linha de apoio da Autoliv e a distribuição de denúncias foram criados de forma que as partes envolvidas não sejam notificadas ou tenham acesso às denúncias em que foram citadas.

E se eu lembrar de algo importante sobre o incidente após ter enviado a denúncia? E se a empresa quiser me fazer perguntas sobre a minha denúncia?

Ao enviar uma denúncia pelo site da linha de apoio da Autoliv, você receberá um nome de usuário exclusivo e será solicitado a escolher uma senha. Você pode retornar ao sistema da linha de apoio da Autoliv pela Internet ou por telefone e acessar a denúncia original para fornecer informações adicionais. Sugerimos enfaticamente que você retorne ao site no tempo especificado para responder perguntas da empresa. Você e a empresa agora estão mantendo um "diálogo anônimo", onde as situações não são apenas identificadas, mas também podem ser resolvidas, independentemente do nível de complexidade.

Os acompanhamentos das denúncias são tão seguros quanto a denúncia inicial?

Todas as correspondências da linha de apoio da Autoliv são mantidas no mesmo nível de sigilo que a denúncia inicial, permanecendo sob a proteção do anonimato se isso for permitido por lei.

Posso apresentar uma denúncia se eu não tiver acesso à Internet?

Você pode apresentar uma denúncia para a linha de apoio da Autoliv de qualquer computador com acesso à Internet. Você pode enviar da sua residência. Muitos locais públicos, incluindo a biblioteca pública, possuem computadores com acesso à Internet. Se você não tiver acesso ou se sentir desconfortável usando um computador, poderá ligar para o telefone gratuito da linha de apoio da Autoliv, que está disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Para fazer uma denúncia

Após preencher sua denúncia, você receberá um código exclusivo chamado identificação de denúncia. Anote a identificação e a senha da denúncia e mantenha-as em um local seguro. Após 5 a 6 dias úteis, use a identificação e senha da sua denúncia para verificar feedbacks ou perguntas referentes à sua denúncia.