Perguntas e respostas para o relato de preocupações

Sobre a NAVEX

P: O que é a NAVEX?

R: A NAVEX é uma ferramenta de denúncias abrangente e confidencial para ajudar a gerência, os funcionários ou partes interessadas externas a informar suspeitas de conduta ilegal ou antiética na TechnipFMC.

P: Por que a TechnipFMC precisa de um sistema como a NAVEX?

R: Queremos criar canais de comunicação abertos e promover um ambiente de trabalho positivo. Permitir que nossos funcionários informem preocupações ou simplesmente façam perguntas à Conformidade fornece aos funcionários um caminho para discutir as preocupações da maneira mais confortável e conveniente para eles. Um sistema eficaz de denúncias intensificará nossos esforços para promover uma cultura de integridade e tomada de decisões éticas.

Geração de denúncias – Geral

P: Como posso comunicar uma preocupação?

R: Existem vários caminhos para os funcionários informarem preocupações: você pode entrar em contato com seu gerente ou outra pessoa na gerência, com o diretor de Conformidade da sua região, com outros membros do Jurídico e de Conformidade ou com a Canal de Integridade da empresa.

P: Posso informar usando a internet ou o telefone?

E: Sim, você pode denunciar pela internet por meio da Canal de Integridade ou por telefone (números listados no site)

P: Por que devo informar uma preocupação?

R: Nosso Código de Conduta Empresarial estabelece que nós, como funcionários da TechnipFMC, devemos informar comportamentos que possam violar as diretrizes estabelecidas em nosso Código e nossas políticas. Mais importante, queremos criar uma cultura de integridade. Todos nós temos o direito de trabalhar em um ambiente positivo e precisamos informar as pessoas se alguém não está agindo adequadamente. Trabalhando juntos, podemos criar e manter uma cultura de integridade.

P: Que tipo de situações devo denunciar?

R: A NAVEX é uma ferramenta de comunicação que oferece uma via para o compartilhamento de informações de qualquer tipo. Você pode fazer perguntas por meio do sistema ou informar uma preocupação relacionada ao trabalho. Uma preocupação relacionada ao trabalho é qualquer suspeita de irregularidade ilegal ou de integridade, incluindo, entre outros, questões de gestão, relacionamentos interpessoais, favoritismo, bullying, discriminação, assédio, retaliação, rescisão injusta, questões de saúde e segurança, conflitos de interesse, subornos, furto ou fraude, uso indevido de informações ou questões relacionadas ao governo ou aos órgãos de fiscalização.

P: Tenho que denunciar uma violação da política da TechnipFMC?

R: Todos nós temos o direito de trabalhar em um ambiente positivo, e com esse direito vem a responsabilidade de agir de modo ético e tomar as medidas necessárias para informar uma preocupação se alguém não estiver se comportando adequadamente. Trabalhando juntos, podemos manter um ambiente saudável e produtivo. A conduta corporativa indevida pode ameaçar a existência de toda a empresa.

P: Por que devo denunciar por meio da Canal de Integridade em vez de falar com meu gerente ou do departamento de Pessoas e Cultura?

R: Você pode usar qualquer caminho com o qual se sinta mais confortável para informar sua preocupação. Existem algumas boas razões pelas quais você deve usar a NAVEX, bem como relatar suas preocupações à gerência ou ao departamento de Pessoas e Cultura. Primeiro, a NAVEX garante que sua denúncia chegue ao departamento de Conformidade, para análise. Em segundo lugar, usando a NAVEX, você pode permanecer no anonimato e todas as informações de denúncia ficam protegidas e mantidas em estrita confidencialidade. Você também pode se comunicar diretamente com a equipe de investigação por meio do portal, com perguntas, respostas e detalhes de acompanhamento, permanecendo no anonimato, se preferir.

P: Posso denunciar de forma anônima?

R: Sim, você pode optar por informar uma preocupação ou fazer uma pergunta anonimamente.

P: Sinto que há pessoas dentro da organização que não querem ouvir o que os outros têm a expressar. A gerência quer mesmo que eu faça uma denúncia?

R: Sim! Com certeza. Na verdade, precisamos que você denuncie – se houver um problema, queremos corrigi-lo. Você entende o que está acontecendo na empresa – de bom e de ruim. Você tem o conhecimento de uma atividade que pode ser motivo de preocupação. Sua denúncia pode minimizar o impacto negativo potencial sobre a empresa e seus funcionários. Se você não falar, talvez não saibamos que há um problema ocorrendo.

Segurança e confidencialidade

P: O sistema é realmente anônimo?

R: Sim. A NAVEX é um site externo e não gera nem mantém nenhum registro interno de conexões com endereços IP. Portanto, nenhuma informação vinculando o seu computador à NAVEX estará disponível. Uma denúncia feita de casa, de uma lan house ou de qualquer portal da internet permanecerá segura e anônima.

P: E se meu gerente estiver envolvido em uma violação; ele não receberá a denúncia e saberá que fui eu a enviá-la?

Não. Se você decidir fornecer suas informações, saiba que só compartilhamos informações com quem "precisa saber" para fins de investigação e resolução adequada do problema. Tais pessoas geralmente se limitam ao diretor de Conformidade e aos membros relevantes da equipe. A gerência não precisa saber de onde vieram as informações, quem relatou a preocupação ou participou de entrevistas.

P: A linha telefônica direta gratuita também é confidencial e anônima?

R: Sim, você será solicitado a fornecer as mesmas informações que forneceria em uma denúncia baseada na internet, e um atendente digitará suas respostas no site da NAVEX. Tais denúncias possuem as mesmas medidas de segurança e confidencialidade.

P: Estou preocupado que, se eu informar uma preocupação, sofrerei retaliação por parte de meus colegas de trabalho ou da gerência. Como a empresa me protege contra retaliações?

R: A TechnipFMC possui tolerância zero à retaliação contra funcionários por informarem suspeitas de violações de nossas políticas ou do Código de Conduta Empresarial. Incentivamos os funcionários e outras pessoas a informarem questões e preocupações para garantir que estejamos liderando pelo exemplo. A retaliação contra qualquer pessoa que faça, de boa-fé, uma denúncia de possíveis violações do nosso Código ou políticas, ou coopere com uma investigação, é estritamente proibida. Quando dizemos boa-fé, queremos dizer que você tem uma crença razoável de que as informações que você está fornecendo são verdadeiras e você não está fornecendo informações falsas, com intenção maliciosa. Medidas disciplinares, incluindo a rescisão, podem ser uma consequência para a denúncia de má-fé.

P: E se eu quiser ser identificado com minha denúncia?

R: Existe uma seção na denúncia onde é possível se identificar. Incentivamos os autores de denúncias a se identificarem quando se sentirem confortáveis, pois um diálogo mais aberto ajuda a Empresa a investigar suas preocupações. As proteções à confidencialidade aplicáveis a casos relatados anonimamente também se aplicam se você denunciar um caso e se identificar.

O processo de investigação

P: Para onde vão as denúncias depois de enviadas?

R: As denúncias são enviadas diretamente ao servidor protegido da NAVEX, para prevenir qualquer falha na segurança. A NAVEX disponibiliza essas denúncias apenas a pessoas específicas na empresa, que são responsáveis pela avaliação do tipo de infração e o local do incidente. Cada uma das pessoas que recebem as denúncias foi treinada para mantê-las na mais completa confidencialidade.

P: Os casos são categorizados por gravidade? Como isso influencia quem investiga o assunto?

R: Sim, temos uma matriz de Gravidade e Notificação que nos ajuda a determinar o nível de gravidade do caso, o nível de gerência adequado que deve ser notificado quando as denúncias forem recebidas e os indicadores-chave de desempenho (KPIs) quanto às expectativas de encerramento do caso. Usamos uma escala de 1 a 5 para classificar a gravidade da alegação. Se várias alegações forem feitas em uma denúncia, a classificação de gravidade se baseará na alegação mais grave. Os casos de nível 1 são classificados como assuntos relacionados a Pessoas e Cultura e são tratados exclusivamente pelo departamento de Pessoas e Cultura. Esses tipos de alegações incluem relações interpessoais, questões relacionadas à gerência e outras violações não relacionadas ao Código de Conduta Empresarial. Os casos de nível 2 incluem alegações de Pessoas e Cultura com implicações legais, além de alegações de fraude de valor desconhecido. O departamento de Conformidade faz parceria com o de Pessoas e Cultura para investigar esse tipo de assunto. Os níveis 3 a 5 são alegações classificadas como assuntos não relacionados ao departamento de Pessoas e Cultura e podem incluir conduta indevida por parte da liderança, alegações envolvendo o governo ou órgãos de fiscalização e a elevada exposição a fraudes em dólar. Esses casos normalmente são tratados por investigadores dos departamentos de Conformidade e Jurídico.

P: E se minha alegação for contra alguém que eu sei que tem acesso ao sistema NAVEX?

R: Existem mecanismos que restringem o acesso a qualquer pessoa que seja citada na denúncia. Isso inclui se a alegação cita alguém do departamento de Conformidade que investiga no exterior.

P: Como as equipes de investigação são formadas após a apresentação de uma denúncia?

R: O departamento de Conformidade analisa a alegação e avalia quem precisa fazer uma parceria dentro da organização para abordar as preocupações do autor da denúncia. Isso pode incluir parcerias com os departamentos de Pessoas e Cultura, Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Financeiro, Auditoria e outras partes interessadas internas. Os casos de nível 1 são encaminhados para o departamento de Pessoas e Cultura, para investigação.

P: Vou precisar ser entrevistado?

R: A equipe de investigação pode precisar se reunir com você ou entrevistar você para esclarecer detalhes da alegação ou se surgirem novas informações que precisam de uma resposta sua. Se você optou por denunciar anonimamente, a equipe de investigação pode entrar em contato com você por meio do sistema NAVEX usando o recurso de acompanhamento para solicitar mais informações.

P: Posso falar com mais alguém sobre a investigação? Posso me aproximar de alguma testemunha para falar sobre o que ela lembra dos eventos relevantes?

R: Você pode falar com a equipe de investigação; no entanto, a investigação é confidencial e você não deve discutir os detalhes dela com ninguém no trabalho. Você não deve falar com outras testemunhas sobre os eventos relevantes. Isso inclui investigar o assunto por conta própria. Isso pode colocar em dúvida tanto sua lembrança dos eventos quanto de qualquer pessoa com quem você fale. Isso poderia dar a impressão de conluio, o que pode prejudicar a integridade da investigação. A equipe de investigação é responsável por entrar em contato e falar com as testemunhas relevantes. Se houver pessoas que você gostaria que fossem entrevistadas durante o processo de investigação, certifique-se de informar a equipe de investigação.

P: O que acontece depois que a investigação é finalizada?

R: Sujeito à confidencialidade, a equipe de investigação comunicará as conclusões da investigação e que o assunto será encerrado. A equipe de investigação fornecerá o máximo de detalhes possível; no entanto, a medida disciplinar costuma ser confidencial e não é divulgada ao autor da denúncia. Dependendo da gravidade da preocupação e do que a revisão revelou, os resultados podem incluir medidas disciplinares ou correções. A medida disciplinar pode variar desde treinamento, coaching, advertências por escrito até a rescisão. A correção pode incluir comunicação adicional fornecida aos funcionários, treinamento adicional, criação ou atualização de uma política e muito mais.

Dicas e boas práticas

P: Não tenho certeza se o que presenciei ou ouvi é uma violação à política da empresa, ou se envolve conduta antiética. O que devo fazer?

R: Você pode fazer uma pergunta por meio do sistema NAVEX e receber orientação do departamento de Conformidade. Você também pode entrar em contato com seus representantes dos departamentos Jurídico, de Conformidade e P&C ou discutir suas preocupações com a gerência. Além disso, você sempre pode fazer uma denúncia. Preferimos que você denuncie uma situação que se revele inofensiva do que permitir que um possível comportamento antiético não seja verificado, pois você não tem certeza.

P: E se eu me lembrar de algo importante sobre o incidente depois que enviar uma denúncia? Existe uma maneira de fornecer mais informações?

R: Ao fazer uma denúncia por meio do site da NAVEX ou da Canal de Integridade, você recebe um nome de usuário exclusivo e é solicitado a escolher uma senha. É possível retornar ao sistema da NAVEX novamente, pela internet ou por telefone, e acessar a denúncia original para responder a perguntas feitas pela equipe de investigação e adicionar mais informações que ajudarão a resolver problemas em aberto. Sugerimos que você retorne ao site no prazo especificado para responder a perguntas da empresa ou fornecer qualquer informação adicional que possa ajudar a equipe de investigação a orientar sua investigação.

P: Posso denunciar mesmo que eu não tenha acesso à internet?

R: Sim, caso não tenha acesso ou se sinta desconfortável usando um computador, você pode ligar para a sua Canal de Integridade gratuita, que está disponível 24 horas por dia, durante os 365 dias do ano.

P: Quais são as perguntas que os investigadores têm para mim sobre minha denúncia?

R: A NAVEX proporciona uma funcionalidade que permite que os representantes da empresa publiquem perguntas a você, mesmo se você denunciar anonimamente. Ao receber o número de protocolo, será fornecido um prazo estimado para o processamento inicial de sua denúncia. Após esse período inicial, recomendamos fortemente que você verifique se alguma pergunta foi publicada para você. Propiciar a oportunidade de tal diálogo significa que as situações não apenas podem ser identificadas, mas também solucionadas, não importando sua complexidade.

P: Esses acompanhamentos de denúncias são tão seguros quanto a minha primeira denúncia?

R: Toda a correspondência com a NAVEX é mantida com a mesma estrita confidencialidade que a participação inicial, conservando-se sob a égide do anonimato, se assim preferir (e se for permitido pela legislação local).

P: O que devo fazer se a linha telefônica não estiver funcionando?

R: Se o número de telefone indicado acima não estiver funcionando, faça sua denúncia on-line por meio desta Canal de Integridade. Informe na denúncia que o número de telefone não está funcionando.

P: O que devo fazer se o país em que estou não estiver listado no site da Canal de Integridade?

R: Se não houver serviço para o seu local, faça sua denúncia on-line por meio deste site. Indique na denúncia que as instruções de discagem para seu país não estão disponíveis.

P: Como mudar a cultura do medo em algumas regiões onde os funcionários têm medo de falar?

R: Essa é uma ótima pergunta. Começa por ter uma política de tolerância zero quando se trata de retaliação, certificando-se de que os nossos funcionários entendam que não sofrerão retaliação por ninguém na organização por informarem uma preocupação. É também ler, entender e vivenciar o nosso Código de Conduta Empresarial e as políticas todos os dias, liderando pelo exemplo positivo e criando um ambiente que incentive outros funcionários a informar logo preocupações sobre integridade.

P: As leis trabalhistas e as proteções legais diferem entre os países. Por exemplo, a Lei da Igualdade aplica-se no Reino Unido, mas não em outros locais. É discriminação se o tratamento aos trabalhadores entre as bases da TECHNIPFMC for diferente de acordo com o país? A alegação de discriminação deve preencher os critérios jurisdicionais para ser considerada discriminação?

R: Não, adotamos uma abordagem ampla às alegações de discriminação, assédio e retaliação. Tal alegação não precisa corresponder especificamente a todos os elementos incluídos nos critérios jurisdicionais a serem fundamentados. Nosso Código de Conduta Empresarial e nossas crenças fundamentais, incluindo Integridade e Respeito, aplicam-se independentemente do local da alegação.

P: Isso é incrivelmente estressante. Há mais alguém com quem eu possa falar sobre isso?

R: Compreendemos que você possa achar este um processo angustiante, independentemente do resultado. Se você é funcionário da TechnipFMC, saiba que a TechnipFMC tem um Programa Global de Assistência ao Funcionário, um serviço de aconselhamento confidencial fornecido por uma organização externa, gratuitamente. Mais informações sobre o programa podem ser encontradas aqui .

Dados da investigação

P: Existe um local onde posso ver dados sobre as investigações da TechnipFMC?

R: Sim, existe. Chamamos Spotlight on Integrity e está disponível no POP . Acreditamos que a transparência contribui para a saúde da organização e garante que nossa integridade nunca seja comprometida. Apoiamos um ambiente onde os funcionários confiam nos comportamentos, decisões e ações da TechnipFMC. Uma maneira de garantir a confiança na organização é ver como o nosso programa de Conformidade está funcionando, postando nossas estatísticas da Canal de Integridade para todos os funcionários visualizarem. Na página de Conformidade do POP, você pode encontrar essa iniciativa que inclui os números de casos relatados que são comprovados, quantos casos são relatados anonimamente, investigações por região e categoria.

P: Que tipo de informação é compartilhada com a diretoria da TechnipFMC? E com partes interessadas externas?

R: A cada trimestre, o departamento de Conformidade apresenta dados de alegações à diretoria, ao Comitê de Auditoria, à liderança de cada unidade global de negócios, ao departamento Financeiro, de Pessoas e Cultura e QSMS. Também apresentamos dados aos nossos auditores externos, a PWC.

Relatórios de conformidade sobre tendências e análises relacionadas à cultura empresarial, que incluem, investigações abertas e encerradas, taxa de substanciação, discriminação de categoria e nível de gravidade, análise de indicadores-chave de desempenho, como a média de dias em que um caso foi aberto, análise de causa-raiz e medidas disciplinares, comparações trimestre a trimestre, análise de região e unidade global de negócios, atualizações gerais do programa de conformidade e revisão de questões em aberto significativas e/ou de maior gravidade.

A gerência de denúncias também realiza reuniões mensais sobre anticorrupção e fraude com outros membros dos departamentos de Conformidade, Auditoria Interna, Segurança e Financeiro.

P: Como medimos as estatísticas de investigações globalmente?

R: Além do mencionado na resposta anterior, também comparamos nossas estatísticas e tendências da empresa com outras empresas em nosso mesmo espaço, para entender onde nos encaixamos de uma perspectiva mais ampla e as áreas que precisamos aprimorar ainda mais. Isso é feito por meio da análise dos dados fornecidos pela NAVEX, Ethisphere e outras parcerias e recursos do setor.