IDIOMA

Perguntas frequentes

Quando devo recorrer à linha direta de integridade da Oracle?

Você deve entrar em contato com a linha direta de integridade nas seguintes circunstâncias:

  • Se quiser informações ou assistência sobre um problema de conformidade ou ética.
  • Se tiver motivos para suspeitar de uma violação do Código do Funcionário de Ética e Conduta nos Negócios da Oracle, de qualquer política da Oracle ou se tiver observado uma conduta que acredita que possa violar a lei local ou aplicável ou as obrigações éticas da Oracle.
  • Se você buscou orientação anteriormente ou comunicou uma preocupação por outro canal de denúncias e considerou o assunto não resolvido.
  • Se quiser permanecer anônimo e se trabalha em um país que permita denúncias anônimas.

Voltar ao topo

Devo comunicar minha preocupação por meio da linha direta de integridade da Oracle ou à minha gerência?

Você pode levantar preocupações sobre comportamento ético questionável na Oracle de várias maneiras, como através de:

  • Seu gerente
  • Recursos Humanos da Oracle
  • Integrante da equipe jurídica
  • Seu diretor regional de Conformidade e Ética
  • Diretor geral de Conformidade e Ética
  • Representante do funcionário (quando aplicável)
  • Linha direta de integridade da Oracle

Se quiser permanecer anônimo, se não se sente à vontade para informar uma preocupação ao seu gerente, ao departamento de Recursos Humanos da Oracle, a um integrante da equipe jurídica, a um integrante da equipe de Conformidade e Ética da Oracle, ou se achar que sua preocupação não foi tratada adequadamente, você deve ligar para a linha direta de integridade da Oracle. A linha direta é operada por um prestador de serviços terceirizado e permite que uma denúncia seja feita on-line ou por telefone. A linha direta é confidencial e está disponível para todos os funcionários da Oracle para levantar preocupações ou buscar orientação sobre questões de ética e conduta nos negócios

Voltar ao topo

Qual é o horário de atendimento?

A linha direta de integridade da Oracle oferece um canal seguro para você levantar suas preocupações 24 horas por dia, 7 dias por semana, todos os dias do ano.

Voltar ao topo

E se for uma emergência?

Não use a linha direta de integridade da Oracle para comunicar emergências. Para comunicar eventos que apresentem uma ameaça à vida ou à propriedade, entre em contato imediatamente com as autoridades locais.

Voltar ao topo

Como funciona a linha direta de integridade da Oracle?

A linha direta de integridade é uma ferramenta que está sempre disponível, seja por meio deste site ou por telefone, para denunciar suspeitas de violações da lei, do Código do Funcionário de Ética e Conduta Empresarial da Oracle ou de políticas relacionadas, e para acompanhar uma consulta ou denúncia.

A Oracle contratou um fornecedor terceirizado, a empresa NAVEX (“EthicsPoint”), para administrar sua linha direta de integridade, que nos permite fornecer aos nossos funcionários acesso 24 horas a uma ferramenta segura e, se solicitado, envio anônimo de denúncias, quando permitido pela lei local. O site da linha direta de integridade está hospedado nos servidores da EthicsPoint e os números de telefone são operados pela EthicsPoint.

Voltar ao topo

O que acontece quando ligo para a linha direta de integridade da Oracle?

Depois de ligar para a linha direta de integridade, o especialista em atendimento ao call center (Call Center Intake Specialist, CCIS) da EthicsPoint registrará sua consulta ou denúncia, pedindo que você forneça informações detalhadas. Você pode optar por permanecer anônimo ao falar com o CCIS se não estiver enviando uma denúncia de um país, como Portugal por exemplo, que proíbe denúncias anônimas. No entanto, fazer isso pode impedir nossa capacidade de responder adequadamente à sua consulta ou investigar o assunto. Você deve estar preparado, se estiver disposto, para fornecer os nomes de testemunhas e possíveis vítimas de qualquer suposta conduta antiética para aumentar o sucesso de uma investigação sobre sua reclamação. Embora as consultas e denúncias possam ser enviadas anonimamente na maioria dos casos, não podemos garantir confidencialidade ou anonimato, pois a natureza do problema e/ou detalhes do caso relacionado podem revelar as identidades dos envolvidos. No entanto, todos os esforços serão feitos para manter um alto nível de discrição ao responder a consultas e denúncias enviadas pela linha direta de integridade da Oracle.

O CCIS registrará sua consulta ou denúncia no servidor da EthicsPoint e a disponibilizará para o departamento de Conformidade e Ética da Oracle, liderado pelo diretor global de conformidade e ética. O CCIS não pode fornecer aconselhamento ou resolver seu problema por telefone. Se a sua questão for urgente, ele fornecerá informações para que você entre em contato diretamente com o departamento de Ética e Conformidade para que você receba assistência imediata.

O CCIS fornecerá uma chave de denúncia e senha para que você possa acompanhar sua pergunta ou denúncia on-line ou por telefone. Consulte a linha direta de integridade da Oracle periodicamente para:

  • verificar a precisão da denúncia;
  • confirmar o reconhecimento da denúncia;
  • descobrir se são necessárias informações adicionais para processar sua consulta/preocupação; e
  • determinar o status da investigação.

O acompanhamento contínuo de um assunto é particularmente importante para denúncias enviadas anonimamente, pois não temos outros meios de nos comunicarmos com você. Caso tenha se identificado pelo nome, o departamento de Conformidade e Ética ou um especialista designado entrará em contato diretamente com você para discutir sua preocupação e fazer quaisquer perguntas adicionais importantes para solucionar sua preocupação. Observe que todas as comunicações da linha direta de integridade da Oracle são tratadas com o mesmo nível de discrição que a denúncia inicial.

Voltar ao topo

Há outras maneiras de fazer uma denúncia, fazer uma pergunta ou solicitar treinamento?

Há muitas maneiras de fazer uma denúncia, fazer uma pergunta relacionada à conformidade ou ética ou buscar treinamento. Através de:

  • Seu gerente
  • Recursos Humanos da Oracle
  • Integrante da equipe jurídica
  • Seu diretor regional de Conformidade e Ética
  • Diretor geral de Conformidade e Ética
  • Representante do funcionário (quando aplicável)
  • Linha direta de integridade da Oracle
  • Você pode enviar correspondência para Oracle America, Inc., 500 Oracle Parkway, 7th Floor, Redwood City, CA, 94065, Aos cuidados de: Vice-presidente executivo e diretor jurídico (Executive Vice President and General Counsel)

Para pessoas nos países da UE, Suíça e Noruega, a linha direta de integridade da Oracle permite que você denuncie apenas alegações de irregularidades bancárias, financeiras, contábeis ou de auditoria, suborno, propinas ou outra corrupção. Se sua preocupação estiver relacionada a outro problema de ética ou conformidade, recomendamos que você comunique diretamente o diretor regional de conformidade e ética da região EMEA ou por meio dos outros canais de denúncia estabelecidos listados acima.

Voltar ao topo

Como a Oracle investiga as preocupações?

A Oracle tem o compromisso de manter um processo de investigações internas focado na precisão, justiça e respeito por todas as partes envolvidas. Seu diretor regional de conformidade e ética é responsável por resolver preocupações éticas e de conduta comercial, incluindo direcionar a investigação de alegações de má conduta. As investigações são conduzidas em conformidade com as leis aplicáveis e as políticas da Oracle.

Dentro do limite permitido pela lei aplicável e quando apropriado, os métodos de investigação podem incluir entrevistas com as partes e testemunhas, análise de registros financeiros, eletrônicos e outros registros relevantes, análises de informações publicamente disponíveis e monitoramento e/ou análise de computadores, sistemas, escritórios e outros recursos

A Oracle trata todas as denúncias de suposta má conduta de maneira confidencial, e apenas as pessoas com necessidade de saber são informadas e envolvidas em uma investigação. Somente funcionários autorizados, como a equipe de gestão de Conformidade e Ética, podem iniciar uma investigação interna relacionada a uma violação do Código. Todas as denúncias de má conduta e registros investigativos relacionados são tratados de acordo com a Política de Privacidade Interna da Oracle e a Política de Proteção de Informações da Oracle.

Alegações infundadas não terão efeito sobre um funcionário acusado de irregularidades, e a retaliação não será tolerada contra qualquer funcionário que denuncie uma preocupação de boa-fé ou coopere com uma investigação de conformidade. Para investigações nas quais ocorreu má conduta, a aplicação de ações disciplinares e corretivas é baseada na conduta estabelecida através do processo de investigação. Além disso, a Oracle pode denunciar violações civis ou criminais às autoridades relevantes.

Voltar ao topo

Minha preocupação será vista pelas pessoas certas?

Todas as consultas e denúncias são primeiramente analisados por um membro da equipe de Conformidade e Ética e encaminhados a outros especialistas no assunto ou investigadores, conforme apropriado. As pessoas que veem sua consulta ou denúncia podem incluir integrantes do departamento jurídico, de recursos humanos, avaliação e auditoria de negócios, financeiro, segurança global da informação e/ou gestão da Oracle, além de integrantes da organização de ética e conformidade, e recursos externos, como advogados externos, auditores, provedores forenses e/ou equipe técnica da EthicsPoint. . Esses indivíduos podem estar localizados nos Estados Unidos ou em outro país. Além disso, todas as informações que você fornecer poderão ser armazenadas separadamente pelos indivíduos descritos acima.

Voltar ao topo

Para onde vão minhas perguntas e denúncias? Quem pode acessá-las?

As denúncias da linha direta de integridade da Oracle são armazenadas diretamente nos servidores seguros da EthicsPoint para preservar a segurança dos dados. A EthicsPoint disponibiliza essas denúncias para o departamento de Conformidade e Ética da Oracle, que é encarregado de avaliar as situações descritas, responder a perguntas e supervisionar quaisquer investigações.

Voltar ao topo

Sofrerei retaliação por informar uma preocupação pela linha direta de integridade da Oracle?

A Oracle tem tolerância zero para retaliação. Na verdade, retaliação é uma violação do Código de Ética e Conduta Empresarial da Oracle. A retaliação pode resultar em ação disciplinar contra a parte retaliadora, incluindo rescisão. Se você achar que foi maltratado porque levantou uma preocupação de boa-fé, leve a situação à atenção do departamento de Recursos Humanos ou de um integrante da organização de Conformidade e Ética para que ela seja devidamente investigada e solucionada.

Voltar ao topo

Terei notícias sobre o progresso ou resultado de uma investigação?

Para proteger a privacidade de todos os envolvidos, a Oracle geralmente não pode discutir as especificidades das investigações, exceto com a gerência responsável pelo negócio afetado, Recursos Humanos e qualquer funcionário diretamente afetado por ação disciplinar ou corretiva. No entanto, se fizer uma denúncia à linha direta de integridade da Oracle, mesmo anonimamente, você receberá uma chave de denúncia e senha exclusivas. Recomendamos que você entre em contato com a linha direta por telefone ou on-line para receber atualizações ou fornecer informações adicionais que possam ser necessárias para a investigação adequada de sua preocupação.

Voltar ao topo

E se eu achar que minha preocupação não foi tratada adequadamente? O que posso fazer?

Caso acredite que sua consulta ou denúncia não foi tratada adequadamente, você pode encaminhar sua preocupação diretamente para Greg Vamos, vice-presidente sênior e diretor de conformidade e ética, enviando um e-mail para greg.vamos@oracle.com.

Voltar ao topo

A linha direta de integridade da Oracle é anônima ou a empresa pode rastrear minha chamada ou denúncia on-line?

Embora seja geralmente mais fácil conduzir uma investigação eficaz se você se identificar, em todos os países, exceto Portugal, você pode optar por permanecer anônimo. Tenha certeza de que se você denunciar sua preocupação anonimamente, não há como a Oracle rastrear sua ligação. A EthicsPoint, o fornecedor externo que gerencia o sistema, não usa identificador de chamadas e não grava as chamadas. As denúncias feitas no site vêm através de um portal seguro da Internet, que não rastreia nem mostra nomes de tela de usuários. A EthicsPoint também remove endereços de Internet para garantir que o anonimato no sistema da EthicsPoint seja mantido.

O sistema da EthicsPoint foi desenvolvido para proteger seu anonimato. No entanto, se quiser permanecer anônimo, você, como parte denunciante, precisa garantir que o corpo da denúncia não revele sua identidade.

Voltar ao topo

O que devo fazer se perder minha chave ou senha de denúncia?

Para preservar a segurança dos seus dados, o acesso à sua denúncia e a qualquer outra comunicação é cuidadosamente controlado. Portanto, se você perder sua chave ou senha de denúncia, deverá fazer uma nova denúncia para obter atualizações ou fornecer informações adicionais relacionadas à denúncia inicial. Na nova denúncia, você deve mencionar que o assunto está relacionado a uma denúncia anterior.

Voltar ao topo

Se eu levantar uma preocupação, meu gerente ou colegas de trabalho descobrirão que entrei em contato com a linha direta de integridade da Oracle?

Quer sua seja denúncia anônima ou não, não podemos garantir a confidencialidade ou o anonimato, pois a natureza do problema e/ou os detalhes do caso relacionado podem revelar as identidades dos envolvidos. No entanto, o sistema da linha direta de integridade da Oracle e a distribuição de denúncias foram criados para que as partes envolvidas não sejam notificadas ou tenham acesso às denúncias nas quais foram citadas. Além disso, todos os esforços serão feitos para manter um alto nível de discrição ao responder a consultas e investigar denúncias enviadas pela linha direta de integridade da Oracle. Observe também que a Oracle tem tolerância zero para retaliação quando uma preocupação tiver sido levantada de boa-fé. A retaliação pode resultar em ação disciplinar contra a parte retaliadora, incluindo rescisão.

Voltar ao topo

Se meu chefe ou outros gerentes estiverem envolvidos na violação que denuncio, eles saberão que eu denunciei?

Quer sua seja denúncia anônima ou não, não podemos garantir a confidencialidade ou o anonimato, pois a natureza do problema e/ou os detalhes do caso relacionado podem revelar as identidades dos envolvidos. No entanto, o sistema da linha direta de integridade da Oracle e a distribuição de denúncias foram criados para que as partes envolvidas não sejam notificadas ou tenham acesso às denúncias nas quais foram citadas. Além disso, todos os esforços serão feitos para manter um alto nível de discrição ao responder a consultas e investigar denúncias enviadas pela linha direta de integridade da Oracle. Observe também que a Oracle tem tolerância zero para retaliação quando uma preocupação tiver sido levantada de boa-fé. A retaliação pode resultar em ação disciplinar contra a parte retaliadora, incluindo rescisão.

Voltar ao topo

Há recursos disponíveis que ajudem com traduções se eu falar ou escrever um idioma diferente do inglês?

Independentemente de uma consulta ou denúncia ser enviada à linha direta de integridade da Oracle pelo telefone ou on-line, há recursos de tradução disponíveis para ajudar com consultas ou denúncias feitas em outros idiomas que não o inglês. Se estiver se comunicando por telefone, o denunciante deve ser capaz de falar o nome do idioma de sua preferência em inglês para o operador da linha direta de integridade da Oracle. O operador fará uma conferência com um tradutor que ajudará no registro da consulta ou denúncia.

Se uma consulta ou denúncia for feita on-line em um idioma diferente do inglês, ela será traduzida para o inglês para ser resolvida pelo departamento de Conformidade e Ética. Qualquer correspondência futura entre você e o departamento de Conformidade e Ética será traduzida conforme necessário.

Voltar ao topo