Biogen Helpline

Perguntas frequentes

Perguntas e respostas comuns para funcionários

SOBRE O NAVEX

O que é o NAVEX?

O NAVEX é uma ferramenta abrangente e confidencial de comunicação para ajudar a gerência e os funcionários a trabalharem em conjunto para lidar com fraudes, abusos e outras irregularidades no local de trabalho, ao mesmo tempo em que cultivam um ambiente de trabalho ético e responsável.

Por que precisamos de um sistema como NAVEX?

  • Acreditamos que nossos funcionários são o nosso ativo mais importante. Ao criar canais abertos de comunicação, podemos promover um ambiente de trabalho responsável e maximizar a produtividade.
  • As empresas de capital aberto são obrigadas por lei a ter um veículo de comunicação anônimo para a denúncia de fraudes contábeis e de auditorias diretamente ao comitê de auditoria.

Voltar ao topo

REPORTES - GERAL

Posso fazer o reporte usando a internet ou telefone?

Sim. Com o NAVEX, você pode fazer o reporte pelo telefone ou pela internet.

Quais tipos de situações devem ser reportadas?

O sistema NAVEX foi criado para que os funcionários reportem qualquer violação de nosso Código de Conduta de Negócios ou de Políticas, ou qualquer outra questão que você possa ter.

Se eu vir uma violação, não deveria apenas reportá-la ao gerente, segurança ou recursos humanos e deixá-los lidar com ela?

Ao observar algum comportamento que você acredita violar nosso Código de Conduta de Negócios, esperamos que você o reporte. Idealmente, traga qualquer preocupação para o gerente direto ou outro membro do time de liderança. Reconhecemos, no entanto, que podem haver circunstâncias nas quais você não se sinta à vontade para reportar o problema desta forma. Para isso, fizemos uma parceria com o NAVEX. Preferimos que você faça o reporte anonimamente (quando permitido pelas leis locais) a guardar as informações para si.

Para onde os reportes vão?

Os reportes são inseridos diretamente em um servidor seguro do NAVEX para evitar qualquer violação de segurança. O NAVEX disponibiliza esses reportes apenas para indivíduos específicos da empresa encarregados de avaliar o reporte com base no tipo de violação e localização do incidente. Cada um desses destinatários do reporte recebeu treinamento para manter os reportes na máxima confidencialidade.

Voltar ao topo

SEGURANÇA E CONFIDENCIALIDADE DOS REPORTES

Estou preocupado que as informações que eu forneci ao NAVEX eventualmente revelem a minha identidade. Como vocês podem garantir a confidencialidade?

O sistema NAVEX foi desenvolvido para protegê-lo. Na verdade, estamos contratualmente comprometidos a não tentar descobrir a identidade do reportador. Para garantir ainda mais o seu anonimato, você - como parte reportadora - precisa ter cuidado para não revelar detalhes de identificação em seu reporte.

A linha direta telefônica gratuita também é confidencial e anônima?

Sim - desde que reportes anônimos sejam permitidos pelas leis locais. Você será solicitado a fornecer as mesmas informações que forneceria ao fazer um reporte na internet; o entrevistador digitará suas respostas diretamente no ambiente seguro do NAVEX. Os reportes feitos pela linha direta têm as mesmas medidas de segurança e confidencialidade aplicadas aos reportes feitos pela internet.

E se eu quiser me identificar no reporte?

Há uma seção no reporte onde você pode se identificar, se você quiser.

Voltar ao topo

DICAS E PRÁTICAS RECOMENDADAS

Não tenho a certeza se o que observei ou ouvi é uma violação da política da empresa ou envolve uma conduta antiética, mas simplesmente não me parece certo. O que devo fazer?

Recomendamos que faça um reporte. O NAVEX pode ajudá-lo a preparar e fazer o reporte para que este possa ser devidamente compreendido. Preferimos que você reporte uma situação que seja inofensiva a permitir que um possível comportamento antiético passe despercebido por falta de certeza.

E se meu chefe ou outros gerentes estiverem envolvidos em uma violação?

O sistema NAVEX e os protocolos de distribuição de reportes foram criados para que as partes envolvidas não sejam notificadas nem tenham acesso aos reportes nos quais foram citadas.

E se eu me lembrar de algo importante sobre o incidente depois de fazer o reporte?

Ao fazer o reporte, seja usando a internet ou através do Centro de Contato do NAVEX, você receberá uma chave de reporte exclusiva e será solicitado a escolher uma senha. Com a chave de reporte e senha, você poderá retornar ao sistema NAVEX novamente, seja por internet ou telefone, e acessar o reporte original. Nesse ponto, será possível adicionar mais detalhes.

E se vocês tiverem alguma dúvida sobre o meu reporte?

O NAVEX oferece funcionalidades que permitem que os representantes da empresa façam perguntas, mesmo que o reporte seja anônimo. Ao receber a chave de reporte, você também será informado sobre a quantidade de tempo estimada para que o reporte seja processado. Depois de decorrido esse tempo, sugerimos que você consulte o reporte para ver se alguma pergunta foi feita. Proporcionar a oportunidade para esse diálogo significa que as situações podem não só ser identificadas, mas também resolvidas, independentemente da complexidade.

Ainda posso fazer um reporte se eu não tiver acesso à internet?

Você pode fazer um reporte no NAVEX de qualquer computador com acesso à internet. Você pode fazer o reporte em casa. Muitos locais públicos, incluindo a maioria das bibliotecas públicas, possuem computadores com internet. Se você não tem acesso ou não se sente confortável usando um computador, pode ligar para a linha direta gratuita do NAVEX, que está disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano. As instruções de discagem variam de acordo com o país; verifique as instruções de discagem apropriadas com um membro da equipe local.

O que devo fazer se o número de telefone não estiver funcionando?

Se o número de telefone listado acima não estiver funcionando, faça o reporte on-line através deste site. Indique no reporte que o número de telefone não funcionou.

O que devo fazer se o país em que estou localizado não está listado?

Se não houver serviço em sua localidade, faça o reporte on-line através deste site. Indique no reporte que as instruções de discagem para o país em que você está localizado não estavam disponíveis.

Voltar ao topo