PERGUNTAS FREQUENTES

A nossa cultura de ética e integridade conta com que todos os funcionários ajam de forma ética e em conformidade com o nosso Código de Conduta Global.

Se você presenciar ou ouvir algo que acredita ser ilegal ou uma violação do nosso Código de Conduta, denuncie!

Algumas destas questões contêm links para outros recursos, sendo que alguns deles estarão acessíveis apenas se você estiver conectado à rede da PepsiCo.

O que é a “Speak Up” da PepsiCo?
    O conceito “Speak Up” na PepsiCo pode ser definido por conversas honestas em que nossos funcionários se sintam confortáveis para:
  • Levantar questões quando confrontados com dilemas éticos
  • Buscar orientação quando uma ação não estiver clara
  • Reportar casos de conduta indevida ou potenciais violações do nosso Código ou da lei sem medo de represálias
Por que é importante denunciar violações do Código?
Esperamos que todos os funcionários falem e reportem suas suspeitas de violações do Código de Conduta, das nossas políticas ou da lei. Reportar suspeitas de irregularidades ajuda a manter a nossa cultura de ética. Isso permite que a PepsiCo aborde problemas que podem prejudicar a nossa reputação e impeça futuras ocorrências de conduta indevida.
Que tipos de violações do Código devem ser denunciados?
    Todos os funcionários têm a responsabilidade de denunciar qualquer assunto que viole o nosso Código de Conduta. Exemplos incluem:
  • Irregularidades financeiras, contábeis ou de auditoria
  • Falsificações de documentos ou registros
  • Fraude ou roubo
  • Conflitos de interesse
  • Suborno ou corrupção
  • Discriminação
  • Assédio
  • Riscos de segurança ou ambientais
  • Violações dos Direitos Humanos
  • Uso indevido de informações confidenciais
  • Atividade criminal Preocupações individuais relacionadas ao trabalho, como programação, pagamentos ou problemas com colegas de trabalho podem ser reportadas ao seu supervisor, a um gerente de nível superior ou ao gerente de Recursos Humanos.
Como posso denunciar uma violação do Código?
    Existem vários canais disponíveis para denunciar violações do Código de Conduta. Você pode contatar qualquer um dos seguintes:
  • O seu supervisor direto ou um gerente de nível acima
  • Um representante de Recursos Humanos
  • O Departamento Jurídico ou Departamento de Compliance & Ética
  • A linha direta Speak Up, disponível por telefone ou via web
A nossa cultura de ética e integridade conta com que todos os funcionários ajam de forma ética e em conformidade com o nosso Código de Conduta Global. Se você presenciar ou ouvir algo que acredita ser ilegal ou uma violação do nosso Código de Conduta, denuncie! E se eu não estiver confortável em falar com alguém no meu local?
Se você se sentir desconfortável para abordar o seu gerente ou outros e expressar a sua preocupação pessoalmente, entre em contato com a linha direta da PepsiCo, a Speak Up. Na Speak Up, você pode manter o anonimato sempre que permitido por lei.
O que é a linha direta Speak Up?
A Speak Up é uma linha direta para tratar de assuntos de ética, disponível 24 horas por dia e operada por uma empresa terceirizada independente que disponibiliza aos funcionários, consumidores, parceiros de negócios e membros da comunidade da PepsiCo, meios anônimos e confidenciais para reportar suspeitas de violações do nosso Código, 24 horas por dia, 7 dias por semana. A linha Speak Up está acessível em qualquer lugar do mundo, com linhas telefónicas dedicadas e gratuitas em mais de 60 países e 38 idiomas, e pela web em 24 idiomas.
Como entro em contato com Speak Up?
Na página principal, selecione o país em que você está localizado. O número de telefone para a sua localização será exibido. Ou você pode optar por enviar uma denúncia online através deste portal.
Eu estou protegido contra retaliações?
    Sim. Qualquer retaliação contra um funcionário por reportar um problema de boa-fé configura uma violação do nosso Código de Conduta Global e da nossa Política de Não Retaliação. De acordo com estas políticas, você estará protegido contra retaliações quando:
  • Denunciar o que acredita ser uma violação dos nossos Valores, do nosso Código, das nossas políticas ou da lei.
  • Levantar uma questão de conformidade ou procurar orientação sobre uma determinada prática, decisão ou ação comercial.
  • Cooperar na investigação de uma potencial violação.
  • Denunciar uma violação da lei às autoridades governamentais.
Como posso reconhecer a retaliação se ela ocorrer?
    A retaliação ocorre quando você sofre consequências negativas relacionadas ao seu trabalho como represália por denunciar um problema. Isso pode partir do seu gerente ou de outras pessoas do seu grupo de trabalho e assumir várias formas, incluindo:
  • Demissão
  • Despromoção
  • Avaliação de desempenho ruim e sem justificativa
  • Exclusão de reuniões e do fluxo de comunicação
  • Uso de linguagem corporal negativa
  • Demonstração de desrespeito em ambientes privados ou em reuniões de equipe Se sofrer qualquer tipo de retaliação depois de se manifestar, ou testemunhar um episódio de retaliação, você deve denunciar o incidente imediatamente para que seja devidamente abordado.
Que tipo de ação disciplinar poderá ser aplicado em casos de retaliação?
Um funcionário que esteja ou tenha estado envolvido em retaliação contra qualquer outro funcionário, ou que tenha proferido ameaças de retaliação estará sujeito a medidas disciplinares apropriadas, conforme determinado pela empresa, podendo incluir a demissão.
A minha denúncia pela Speak Up é confidencial?
Todas as denúncias da linha Speak Up serão tratadas confidencialmente. A identidade da pessoa que faz a denúncia, a natureza da denúncia em si e o(s) nome(s) do(s) indivíduo(s) envolvido(s) e/ou participantes da investigação serão mantidos em sigilo e serão compartilhados de forma limitada, somente conforme o necessário para realizar uma investigação completa e justa, ou de acordo com o que é exigido por lei.
Devo me preocupar com uma possível violação de confidencialidade ao fazer uma denúncia?
Uma obrigação de confidencialidade relacionada à natureza da sua reclamação não deve impedi-lo de denunciar condutas inadequadas através de qualquer meio disponível. Isto inclui denunciar violações da lei às autoridades governamentais.
Como funciona o anonimato na Speak Up?
Ao fazer uma denúncia através da linha direta Speak Up, você terá a opção de manter o anonimato. A empresa terceirizada que administra a linha Speak Up não usa gravadores ou outros mecanismos de rastreamento de telefone ou web para determinar a sua identidade. Além disso, os investigadores envolvidos não tentarão identificar os autores das denúncias. Em alguns casos, no entanto, pode ser útil ou necessário fornecer o seu nome e/ou local de trabalho para que se inicie uma investigação significativa. Devido à legislação local de certas regiões, como a União Europeia, as denúncias anônimas poderão ser desencorajadas ou mesmo proibidas em um pequeno número de países.
O que acontece quando eu contato a linha Speak Up por telefone?
Ao contatar a linha Speak Up por telefone, um especialista treinado, contratado pela empresa terceirizada da Speak Up, atenderá a sua chamada. Se você fala um idioma diferente do inglês ou espanhol, um tradutor se unirá à ligação para uma conversa a três.
Quais perguntas serão feitas pelo especialista?
Você será guiado por uma série de perguntas sobre o assunto que está denunciando, tais como: quem são os indivíduos envolvidos; quem é o responsável pela situação; quando ocorreu o incidente; se o incidente aconteceu mais de uma vez; como você teve conhecimento do incidente. Ao falar com o especialista, é importante fornecer o máximo possível de informações factuais para que o assunto possa ser adequadamente abordado ou investigado.
O processo é diferente pela web?
Ao entrar em contato com a linha Speak Up via web, você poderá digitar a sua preocupação usando as suas próprias palavras e fornecendo o máximo de detalhes possível.
O que acontece após o contato com a linha Speak Up?
Todas as denúncias enviadas à empresa terceirizada da linha Speak Up serão inicialmente revistas e avaliadas pelo Departamento de Compliance & Ética Global. Todas as denúncias serão encaminhadas para um responsável adequado para investigação ou acompanhamento, conforme definido nos processos de gestão de incidentes internos e na Política de Escalonamento do Código de Conduta da PepsiCo. Dependendo da natureza da denúncia, a investigação poderá ser realizada por um profissional do Departamento de Recursos Humanos, de Controle, de Segurança, de Auditoria, Jurídico, de Compliance & Ética Global, ou ainda por uma empresa externa. Em relação às violações do Código, o Departamento de Compliance & Ética Global fará a supervisão para garantir a consistência do processo investigativo e das medidas disciplinares e corretivas apropriadas.
Quem tem acesso à minha denúncia feita à Speak Up?
As informações contidas numa denúncia feita à Speak Up, independentemente de serem anônimas ou não, serão compartilhadas apenas com base na necessidade. As informações serão mantidas em sigilo, exceto conforme necessário para conduzir uma investigação completa e justa ou para cumprir com a lei.
Quanto tempo leva até a resolução de um assunto reportado à linha Speak Up?
O tempo para analisar e investigar cada denúncia varia de acordo com a natureza das alegações. Algumas situações levam mais tempo para investigar do que outras. O nosso objetivo é encerrar os casos considerados na média da normalidade dentro de 60 dias.
Por que eu recebo um número de protocolo?
Cada questão reportada à linha direta Speak Up recebe um número de caso exclusivo que lhe permitirá acompanhar o processo e fornecer informações adicionais. Se preferir manter o anonimato, o número de caso possibilitará que mantenhamos a comunicação com você. Se precisarmos de mais informações, instruiremos a empresa que administra a Speak Up a fazer as perguntas necessárias quando você ligar novamente e informar seu número de caso exclusivo.
O que eu posso saber sobre o progresso do meu caso?
Ao contatar-nos novamente usando o número de caso exclusivo, você poderá ser informado se o assunto segue sendo investigado ou se já foi encerrado. Pedimos que compreenda que não podemos fornecer detalhes específicos sobre a investigação, tais como com quem falamos, o resultado ou qualquer ação disciplinar ou corretiva que tenha sido aplicada. Nós restringimos estas informações devido a preocupações com a privacidade e para preservar a integridade das nossas investigações.
E se minhas suspeitas de conduta indevida não estiverem corretas?
Não importa se a sua denúncia for considerada infundada ou se as suas suspeitas não se confirmaram, desde que você tenha feito a denúncia de boa-fé. Ninguém sofrerá retaliações se denunciar de boa-fé o que acredita sinceramente ser uma violação do nosso Código.
Existem limitações em alguns países?
Em certos países e regiões, as leis locais podem proibir ou desencorajar a prática da denúncia anónima através de linhas diretas para funcionários ou permitir apenas alguns tipos de denúncias, tais como questões contábeis, financeiras, de auditoria e de suborno. Os funcionários desses países serão informados sobre tais limitações ao entrarem em contato com a linha direta Speak Up. Se necessário, eles deverão reportar as suas preocupações através de um dos demais canais de denúncia disponíveis.
Quando a Speak Up foi criada?
A PepsiCo iniciou a Speak Up em 1999, ao introduzi-la na Frito-Lay North America. Em 2001, a Speak Up foi expandida por todo o território dos Estados Unidos, e seu lançamento internacional aconteceu em 2004.
Quantos relatórios a Speak Up recebe por ano?
De maneira geral, mais de 6000 contatos são feitos por ano através da Speak Up da PepsiCo. Consulte a nossa página da Speak Up no MyPepsiCo para obter estatísticas recentes.
Quem posso contatar caso tenha dúvidas?
Se tiver dúvidas adicionais sobre a Speak Up, você pode entrar em contato com seu representante local de Compliance & Ética Global ou enviar um e-mail para o Departamento de Compliance & Ética Global - SPA através do endereço >PepsiCoComplianceandEthics@PepsiCo.com