Perguntas frequentes

Sobre a EthicsPoint

O que é a EthicsPoint?

  • A EthicsPoint é uma ferramenta de geração de denúncias abrangente e confidencial criada pela NAVEX para auxiliar no trabalho conjunto da gerência e funcionários na denúncia de fraude, abuso e outras condutas indevidas no local de trabalho, tudo isso enquanto se cultiva um ambiente de trabalho positivo.

Por que precisamos de um sistema como o da EthicsPoint?

  • Nós acreditamos que nossos funcionários são o nosso bem mais importante. Ao criar canais de comunicação abertos, podemos promover um ambiente de trabalho positivo e maximizar a produtividade.
  • A lei exige que as empresas de capital aberto disponham de um instrumento de comunicação anônimo que encaminhe denúncias de fraude contábil e de auditoria diretamente ao comitê de auditoria. Um sistema eficaz de denúncias intensificará nossos esforços para promover uma cultura de integridade e tomada de decisões éticas.

Sobre a Linha direta Speak Up

O que é a Linha direta Speak Up da NVIDIA?

  • A Linha direta Speak Up da NVIDIA é um canal para funcionários, consumidores, fornecedores ou clientes informarem preocupações se virem, ouvirem ou suspeitarem que algo não está certo e/ou vai contra o nosso Código. A Linha direta Speak Up está aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana, com a opção de enviar consultas por telefone, on-line ou via código QR móvel.

Por que a Linha direta Speak Up da NVIDIA é importante?

  • A Linha direta Speak Up da NVIDIA é importante porque a integridade, a equidade e a responsabilidade são a base de tudo o que fazemos. O Código da NVIDIA é nosso compromisso compartilhado de preservar e construir esses valores, manter relacionamentos excepcionais entre nós, nossos clientes, acionistas e nossas comunidades. É a base do que significa pertencer à NVIDIA.
  • A Linha direta Speak Up da NVIDIA oferece uma maneira fácil de você entrar em contato conosco caso veja, ouça ou suspeite que algo não está certo em suas interações com consumidores, fornecedores, clientes ou outro funcionário. Não haverá retaliação se você informar uma possível preocupação, e você pode optar por permanecer anônimo na maioria dos casos (a menos que seja proibido por lei em sua localização).

Se eu informar uma preocupação, devo me preocupar com retaliações?

  • Não. Na NVIDIA, contamos com nossos funcionários para serem nossos olhos e ouvidos. Você não precisa se preocupar na hora de compartilhar uma preocupação. Nosso Código proíbe estritamente intimidação ou retaliação contra qualquer um que entre em contato conosco, de boa-fé, para compartilhar uma violação potencial ou real de nosso Código, ou qualquer um que nos ajude a investigar uma denúncia. Se você estiver preocupado com possíveis ações retaliatórias, denuncie-as imediatamente a seu gerente, RH ou à Linha direta Speak Up.

Se eu informar uma preocupação, meus gerentes, colegas de equipe e outros funcionários descobrirão?

  • Quando você compartilha uma preocupação conosco, estamos comprometidos em lidar com o assunto discretamente. Devemos envolver apenas as pessoas necessárias para a análise e/ou decisão sobre o assunto. Em alguns casos, você pode optar por permanecer anônimo ao informar uma preocupação; no entanto, você deve ter em mente que não sofrerá retaliação por nos procurar, de boa-fé, para compartilhar uma preocupação.

Geração de denúncias – Geral

Como faço para informar uma preocupação por meio da Linha direta Speak Up da NVIDIA?

  • Você pode informar uma preocupação por telefone, on-line ou por dispositivo móvel. Se ligar por telefone, um membro da equipe terceirizada falará com você para entender sua preocupação. Se denunciar on-line ou via código QR móvel, você pode esperar uma reposta dentro de dois dias úteis.

Posso permanecer anônimo?

  • Na maioria dos casos, você pode registrar uma denúncia confidencial e anônima (a menos que seja proibido por lei em sua localização). Se você optar por permanecer anônimo, forneça o máximo possível de informações detalhadas, para que uma revisão completa da preocupação possa ocorrer. Se você optar por permanecer anônimo, interagiremos com você por meio da ferramenta, conforme necessário, e isso não prejudicará a qualidade da investigação.

Quais são alguns exemplos dos tipos de preocupações que devo informar?

  • Entre em contato com a Linha direta Speak Up da NVIDIA se:
    • Você, ou outra pessoa, foi submetido a tratamento injusto, bullying, assédio, discriminação ou violação de política/lei; e/ou

    • Algo foi dito no local de trabalho que faz você se sentir desconfortável (por exemplo, um comentário sobre algo na mídia, uma classe protegida, sobre política etc.).

    • Você testemunhou ou tem informações de que alguém na NVIDIA pode ter feito algo que viola o nosso Código

Quais são os canais que posso usar para informar uma preocupação?

  • Se observar um comportamento que você acredita que viola o nosso Código, você pode informar ao seu gerente direto, à equipe de gerenciamento, a seu HRBP, ao e-mail NVIDIA-Compliance@nvidia.com e/ou à Linha direta Speak Up.

Tenho que denunciar uma violação da política da NVIDIA?

  • Todos nós temos o direito de trabalhar em um ambiente positivo, e com esse direito vem a responsabilidade de agir de modo ético e tomar as medidas necessárias para informar uma preocupação se alguém não estiver se comportando adequadamente. Trabalhando juntos, podemos manter um ambiente saudável e produtivo. A conduta corporativa indevida pode ameaçar a existência de toda a empresa.

Se eu presenciar uma infração, não devo apenas informar ao meu gerente ou o RH e deixá-los lidar com ela?

  • Quando você observar algum comportamento que, a seu ver, viola o nosso Código, é importante que o denuncie. Idealmente, você deve levar adiante qualquer preocupação a seu gerente direto ou a outro membro de sua equipe de gerência. Nós reconhecemos, no entanto, que poderá haver circunstâncias em que você não se sentirá à vontade para denunciar o problema dessa maneira. É para tais circunstâncias que fizemos uma parceria com a NAVEX. Nós preferimos que você denuncie anonimamente a guardar as informações para si mesmo.

Sei que algumas pessoas estão agindo de forma antiética, mas isso não me afeta. Por que devo me dar ao trabalho de informar?

  • Nossa empresa promove um comportamento ético. Toda conduta antiética, em qualquer nível, termina por afetar a empresa e todos os funcionários, inclusive você. Basta considerar o que aconteceu em escândalos corporativos recentes para perceber os efeitos desastrosos que um lapso ético pode ter em uma empresa até então saudável. Portanto, se souber de qualquer conduta indevida ou violações éticas, é seu dever para consigo e para com seus colegas de trabalho denunciá-las.

Não tenho certeza se o que eu testemunhei ou ouvi é uma violação de política da empresa, ou se envolve conduta antiética, só não me parece correto. O que devo fazer?

  • Faça uma denúncia. A NAVEX pode ajudar você a preparar e fazer uma denúncia de modo que ela possa ser entendida corretamente. Preferimos que você denuncie uma situação que se revele inofensiva do que permitir que um possível comportamento antiético não seja impedido.

E se o meu chefe ou outros gerentes estiverem envolvidos na violação? Eles não tentarão ocultar a denúncia?

  • O sistema EthicsPoint e a distribuição de denúncias garantem que as partes implicadas não sejam notificadas ou tenham acesso a denúncias nas quais tenham sido citadas.

Como minha denúncia ajuda a NVIDIA?

  • Queremos saber onde podem haver problemas, para que possamos enfrentá-los. Quando você informa uma preocupação, sua contribuição pode nos ajudar a identificar questões que podem melhorar nossa cultura e ambiente de trabalho.
  • Por que devo informar? O que eu ganho com isso?
    • Todos nós temos o direito de trabalhar em um ambiente positivo, e com esse direito vem a responsabilidade de agir de modo ético, permitindo que as pessoas certas saibam se alguém não está agindo adequadamente. Trabalhando juntos, nós podemos manter uma empresa e um ambiente saudáveis e produtivos.
  • A gerência quer mesmo que eu faça uma denúncia?
    • Absolutamente. Na verdade, precisamos que você denuncie. Você pode ter o conhecimento inicial de uma atividade que pode ser motivo de preocupação. Sua denúncia pode minimizar o impacto negativo potencial sobre a empresa e seus funcionários. Além disso, oferecer uma opinião positiva pode ajudar a identificar questões que podem melhorar a cultura e o desempenho da empresa.

Para onde vão as denúncias? Quem pode acessá-las?

  • Quando você entra em contato com a Linha direta Speak Up, uma denúncia é inserida diretamente em um sistema independente e protegido de terceiros, para evitar qualquer possível violação de segurança. A denúncia é, então, disponibilizada apenas a um membro da equipe de investigações da NVIDIA, que investigará com base no tipo de violação e localização do incidente. O membro da equipe passou por treinamento para manter as denúncias no mais absoluto sigilo.

Quem revisa uma preocupação?

  • Um membro da equipe de investigações — que passou por um treinamento extenso sobre o nosso Código e como resolver os problemas relatados — será atribuído a cada preocupação informada. Ele revisará minuciosamente a preocupação, envolvendo discretamente as partes necessárias para trazer uma resolução à situação.

Se eu for contatado a respeito de uma preocupação que outra pessoa informou, tenho que responder as perguntas e/ou fornecer informações, se me pedirem para fazê-lo?

  • Sim. Se alguém entrou em contato com a Linha direta Speak Up com uma preocupação, e você possa ter informações sobre tal preocupação, você deve participar conforme necessário, pois analisamos completamente a preocupação.

Quais são os possíveis resultados depois que uma preocupação foi minuciosamente revisada?

  • Dependendo da gravidade da preocupação e do que a revisão revelou, os resultados podem variar desde nenhuma ação até medidas educativas e coaching ou medidas disciplinares, incluindo a demissão.

E se eu me lembrar de algo importante sobre o incidente após informar minha preocupação? Ou, e se a NVIDIA tiver mais perguntas sobre a minha denúncia?

  • Ao entrar em contato com a Linha direta Speak Up, você recebe um nome de usuário exclusivo e é solicitado a escolher uma senha. Em seguida, você pode retornar ao sistema da Linha direta, acessar a denúncia original e adicionar mais detalhes/responder as perguntas de acompanhamento. Você receberá orientações sobre o prazo para retornar ao sistema para responder a perguntas.

As perguntas de acompanhamento sobre denúncias são seguras?

  • Sim. Todo o contato é mantido na mesma rigorosa confidencialidade da denúncia inicial, continuando sob a proteção do anonimato, se você optar por ele (a menos que proibido por lei em sua localização).

Segurança e confidencialidade nas denúncias

Entendo que a empresa monitora toda a atividade nos computadores da empresa. Isso significa que, se eu informar uma preocupação usando meu computador de trabalho, serei facilmente identificado como alguém que fez uma denúncia?

  • Todas as denúncias à Linha direta Speak Up são encaminhadas a um terceiro que não gera nem mantém registros internos com a fonte da informação, incluindo endereços de IP e números de telefone. Portanto, nenhuma informação ligando seu computador de trabalho a uma denúncia estará disponível.
  • Se você se sentir desconfortável em fazer uma denúncia em seu computador de trabalho, você também tem a opção de usar um computador fora do ambiente de trabalho — como o seu computador pessoal ou um localizado na casa de um amigo ou via conexão móvel. Não é incomum informar uma preocupação após o horário comercial.

Posso informar uma preocupação de casa e escolher permanecer anônimo?

  • Uma denúncia feita de casa, do computador de um amigo ou de qualquer portal de internet ou dispositivo móvel permanecerá segura, e você tem a opção de permanecer anônimo (a menos que proibido por lei em sua localização).

A linha telefônica direta gratuita também é confidencial e anônima?

  • Sim. Você será solicitado a fornecer as mesmas informações que forneceria em uma denúncia via internet ou dispositivo móvel, e um entrevistador digitará suas respostas no sistema. Essas denúncias possuem as mesmas medidas de segurança e confidencialidade das denúncias realizadas via internet e dispositivo móvel, e você pode optar por permanecer anônimo (a menos que proibido por lei em sua localização).

E se eu quiser ser identificado com minha denúncia?

  • A maioria dos funcionários que informa preocupações se identifica. Isso ajuda a obter informações úteis, identificar testemunhas e realizar entrevistas adicionais detalhadas, para revisar totalmente uma preocupação.